Técnicas de Pintura
Informativo Técnico

Técnicas de Pintura

1. Fundamentos básicos

 

Um bom padrão de pintura (leque) indica que a tinta ou o esmalte está completamente pulverizado e é distribuído uniformemente na superfície. Várias técnicas ajudam a determinar a qualidade da pulverização e do acabamento.

 

• Ajuste da pressão;

• Obtenção do padrão de pintura ou leque;

• Movimentação da pistola de pintura

 

 

2. Ajuste da pressão de pulverização

 

O melhor é pintar com a menor pressão que pulveriza totalmente o revestimento. A pressão deve ser ajustada na menor pressão e aumentada gradualmente até que a tinta esteja completamente pulverizada. Se o padrão de pintura apresentar estrias ou falhas, então a pressão deve ser aumentada.

 

Nota 1: Se a máxima pressão da pistola de pintura não é suficiente para alcançar um bom padrão de pintura, um bico de fluído com um orifício menor deverá ser usado.

 

Nota 2: Para verificar a qualidade do padrão de pintura, usar cartolina (ou papelão) ou material rejeitado.

 

 

3. Obtenção do padrão de pintura

 

A pistola de pintura deve ser posicionada a uma distância aproximada de 20 cm da superfície, e alinhada (horizontal e verticalmente) com a superfície. A pistola de pintura deve ser movimentada ao longo da superfície sem flexionar o pulso, mantendo a pistola de pintura apontada diretamente (em linha reta) para a superfície. A movimentação em ângulos da pistola de pintura causa um acabamento não uniforme.

 

Nota 1: Bicos de fluído com grandes orifícios requerem uma distância maior para alcançar um bom padrão de pintura.

 

Nota 2: Para pistolas de pintura airless a distância recomendada é de 30 cm.

 

 

4. Técnica de acionamento

 

O gatilho da pistola de pintura deve ser acionado após o operador ter iniciado o curso, (o percurso, o movimento) de pintura, e deve ser liberado antes do fim do curso. A pistola de pintura deve estar em movimento quando o gatilho for apertado e quando for liberado.

 

Essa técnica evita o aparecimento de manchas de camadas espessas de tinta no início e no fim de cada curso.

 

 

5. Técnica de sobreposição

 

Essa técnica garante que uma quantidade uniforme de revestimento seja pulverizada na superfície. A pistola de pintura deve ser posicionada de tal forma que o bico de fluído esteja apontado para a borda do curso anterior, sobrepondo cada curso de 50%.

 

Para maximizar a eficiência quando da pintura de grandes áreas, deve-se começar a pintura pelas extremidades (partes extremas) das paredes. O meio poderá, então, ser rapidamente pintado, requerendo cursos de pintura menos precisos.

 

Nota: Sobrepor o novo curso (leque) em 50% do anterior.

 

 

6. Pintura de cantos

 

Quando da pintura de cantos a pistola de pintura deve ser direcionada para o canto, pulverizando ao longo do canto, isso é melhor do que movimentar a pistola para frente e para trás.

 

 

7. Controle da espessura da camada

 

O controle da espessura da camada de tinta é a chave para uma correta pintura. Algumas sugestões que podem ajudar a garantir uma correta cobertura e um bom acabamento são:

 

⇒ Não ajustar a pressão para obter uma camada mais grossa ou mais fina. A pressão deve ser ajustada para o menor valor de  um bom padrão de pintura.

 

⇒ Se a camada de tinta está muito grossa ou existir escorrimento na superfície, um ou mais dos procedimentos abaixo podem ajudar:

 

• Movimente, a pistola de pintura, mais rápido;

• Escolha um bico de fluído de menor orifício;  verificar se a pistola de pintura está selecionada apropriadamente para o tamanho do orifício do bico de fluído em uso;

• Escolha um bico de fluído com um leque maior;

• Verifique se a pistola de pintura está suficientemente afastada da superfície.

 

⇒ Se a espessura da camada de tinta está menor que o desejado, um ou mais dos procedimentos abaixo podem ajudar:

 

• Movimente, a pistola de pintura, mais devagar;

• Escolha um bico de fluído de maior orifício; 

• Escolha um bico de fluído com um leque de largura mais estreita;

• Verifique se a pistola de pintura está suficientemente aproximada da superfície.

 

 

8. Erros Comuns nas técnicas de pintura

 

Diminua.

 

É fácil simplesmente aumentar a pressão no controlador para o máximo e jogar a tinta na superfície. Para resultados profissionais, diminua a pressão a um valor tal que você possa obter um padrão de pintura sem falhas. Com isso você pode:

 

• Reduzir o desgaste do bico de fluído;

• Obter um acabamento mais uniforme e consistente;

• Reduzir a quantidade de overspray (quantidade de tinta perdida).

 

⇒ Acione o gatilho.

 

É fácil simplesmente apertar o gatilho  e manter o movimento da pistola de pintura para cima, para baixo e de um lado para o outro, sobrepondo as camadas de tinta e pulverizando continuamente.

Se você não soltar e acionar o gatilho da pistola de pintura toda vez que mudar de direção, você terá no mínimo o dobro da espessura em cada ponto de mudança de direção. Com certeza o seu cliente verá essas pesadas áreas. Ver item 4 acima.